2 de março de 2007

"A Lua não está à Venda", de Alice Vieira



«Numa sala de aulas, um grupo de alunos está a fazer um teste de História. Conhecem-se todos, vivem todos no mesmo bairro e frequentam todos o café da D. Estrela. Cada um tem a sua história e os seus problemas, desde o Rui, que tem em casa um velho parente moribundo há anos, até Júlia, que se chama assim porque a mãe é fã do Júlio Iglésias e sonha com o dia em que ele entre no café e lhe peça uma bica. Mas a rivalidade entre os dois cafés do bairro é que faz precipitar os acontecimentos».

Alice Vieira nasceu em Lisboa. É licenciada em Germânicas e a partir de 1969 dedica-se profissionalmente ao jornalismo. Em 1989, dedica-se por inteiro à escrita.

A «Lua» é o nome do café de D. Estrela, mais especificamente “Lua Cheia”.
D. Estrela tem uma filha chamada Júlia porque a mãe é fã do Júlio Iglésias. Mas a mãe não queria que Júlia se chamasse assim. Preferia Guendolina que é o nome da canção de Júlio Iglésias que teve mais êxito, mas não o permitiram no registo civil.
O marido de D. Estrela já morreu há algum tempo, desde que Júlia era pequena. Chamava-se Casimiro.
D. Estrela tem muitos clientes, mas no bairro há mais um café que se chama “ Lua Nova “. O café “ Lua Nova “ tem, como seu dono, o Sr. Xavier.
Como se costuma dizer, o Sr.Xavier tem um fraquinho por D. Estrela e ela também!!!!
Júlia tem bastantes amigos no bairro, tais como Sílvia, Rui, Matilde, Francisco, Miguel…
Como diz o livro, «a Lua não está à venda». Deve ter acontecido qualquer coisa para a Lua não estar à venda, não é verdade?
Um dia, o Sr. Xavier entrou pela “Lua Cheia” e quis falar com D. Estrela. Como D. Estrela gostava do Sr.Xavier, pensava que ia sair de sua boca lindas palavras, mas não! O Sr.Xavier queria comprar o seu café! D. Estrela reagiu logo e disse que não.
No final do livro, D. Estrela e Júlia abraçam-se dizendo que são as melhores amigas. Anteriormente, elas nunca falavam do que acontecia consigo próprias.


Isa Gameiro; 6ºI

Sem comentários: