
Se te inscreveste no Clube Super Leitores, és, sem dúvida, uma daquelas pessoas para quem o livro é mais do que um objecto para embelezar estantes. Claro que alguns livros te agradarão mais do que outros e deverá haver pelo menos um que, por uma razão qualquer, conquistou um espaço muito especial dentro de ti e na tua vida, que já leste e releste e cuja leitura gostarias de aconselhar.Proponho-te que partilhes, com os outros, a tua experiência de leitura desse livro. Como entrou ele na tua vida? O que tem de diferente em relação aos outros que já leste? Por que razão é tão especial para ti? Tenho um livro, já muito velhinho, que me foi oferecido quando fiz onze anos. Foi o meu primeiro livro. Já lera muitos até aí, que requisitava na Biblioteca Itinerante da Gulbenkian, mas meu, só meu, não tinha nenhum. Por isso, aquele livro conquistou um lugar de honra, não na minha estante, mas na minha vida. Por isso e porque a história me emocionou, me fez chorar e, aos onze anos, me ensinou que os homens, por vezes e infelizmente, cometem actos de uma grande desumanidade.
Esse livro é o Diário de Anne Frank, uma menina que teve a infelicidade de nascer judia numa Alemanha onde um ódio sem precedentes levou um homem, Hitler, a mandar exterminar, durante a segunda Guerra Mundial, cerca de seis milhões de judeus, a maior parte em campos de concentração.
Experimenta lê-lo e ajuda a perpetuar a memória dos horrores cometidos por Hitler, para que, assim, o Homem não volte a cometê-los no futuro.
A.G.